Nosso Propósito

Desenvolver, sistematizar e irradiar a ciência da Felicidade, permitindo a sua melhor compreensão e efetiva aplicação como movimento transformador das pessoas, das organizações e da sociedade.

No que acreditamos

Acreditamos que a felicidade é direito de todos. Como ciência pode ser explicada e como habilidade pode ser aprendida.

Nossa equipe

Benedito Nunes
Benedito Nunes
Bacharel em Direto, pós-graduado em gestão estratégica do 3º Setor e em Biopsicologia, professor convidado da Fundação Dom Cabral, educador do sistema cooperativista brasileiro, sócio-diretor da empresa Verso Cooperação e Sustentabilidade, palestrante e fundador do Instituto Movimento pela Felicidade.
Entre em contato
Edina Bom Sucesso
Edina Bom Sucesso
Edina Bom Sucesso é psicóloga e mestre em Administração de Empresas pela UFMG. Em 1989, fundou a ERGON – Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, atuando nesta empresa, até a presente data, como consultora e diretora. Publicou os livros “Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho”; “Afeto e limite: uma vida melhor para pais e filhos”; “Autoestima e felicidade” e “Até quando: Tortura psicológica e assédio moral no trabalho”. Realiza em todo o país, palestras sobre os temas dos livros publicados. Em 2012, iniciou o Programa de Doutorado em Psicologia da Educação na Universidade do Minho, em Portugal, concluído em julho de 2016.
Entre em contato
Ricardo Santos
Ricardo Santos
Mestre em Geografia pela UFMG; MBA Executivo Internacional pela Faculdade de Ohio; MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, pós-graduado em Turismo e desenvolvimento sustentável pela UFMG e Graduado em história pela UFMG. Diretor Administrativo da Cooperativa Cultura onde trabalha na elaboração e gestão de projetos nas áreas de cultura, educação, turismo, meio ambiente e esporte. Diretor Executivo na Invite Tecnologia, onde atua no desenvolvimento e entrega de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão de Tecnologia. Pai da Laura e do Francisco, criou e mantém o blog “Pai executivo” no qual discute os desafios de conciliar profissão e família.
Entre em contato
Floriana Bertini
Floriana Bertini
Nasceu em Turim (Itália), mas mora em São Paulo desde 1984 quando mudou-se com a família para O Brasil. Formou-se em Medicina em 1995, seguindo as especializações de Clínica Médica, Cardiologia Clínica e Medicina Nuclear no complexo do Hospital das Clínicas e Instituto do Coração. Em 2010, iniciou sua produção literária voltada para o público infantil com a coleção “Amor de Mãe”; em 2012 concebeu uma “ponte” entre a sua área de atuação profissional e a Literatura Infantil desenvolvendo o projeto “Criança gosta de saber…”: Em 2014, iniciou a coleção “Viagem para dentro”, abordando conceitos relacionados ao equilíbrio, bem-estar e saúde emocional das crianças.
Entre em contato
Cláudio Bruzzi Boechat
Cláudio Bruzzi Boechat
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em engenharia econômica, pela Fundação Dom Cabral e Certified Quality Engineer, pela American Society for Quality. Profissional com destacada experiência em Gestão Organizacional para Sustentabilidade, Governança Social, Desenvolvimento de Liderança para Sustentabilidade e Negócios e Mercados Inclusivos. Atuação em Projetos, Programas e Consultorias na área de Sustentabilidade, no Brasil e exterior. Representante do Brasil em projetos, congressos e eventos internacionais na área. Experiência docente na Fundação Dom Cabral em disciplinas ligadas à Sustentabilidade, Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Social.
Entre em contato
Maria Raquel Grassi
Maria Raquel Grassi
Graduada em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis, pela PUC Minas e MBA Empresarial, pela Fundação Dom Cabral (FDC). Gerente da Parceria para o Crescimento Sustentável da FDC (PCS). Atuou como gerente do Núcleo de Sustentabilidade da FDC, criado em 2002, participando de diversas pesquisas, desenvolvimento de programas e metodologias e publicações sobre o tema. Desenvolve, junto com os gerentes dos diversos programas e projetos da FDC, soluções educacionais que envolvem a temática de sustentabilidade. Atuou como gerente da VALEP e da Cenibra, com foco em Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade Total, Gestão Ambiental e Mudanças Organizacionais.
Entre em contato
Sigmar Malvezzi
Sigmar Malvezzi
Livre docente, pela Universidade de São Paulo – USP, Ph.D. em Organizational Behaviour, pela University of Lancaster, Inglaterra.
Mestre em Psicologia Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Graduado em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Professor Associado da Fundação Dom Cabral, na área de Organizações e Comportamento Organizacional.
Professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, desde 1986.
Professor visitante nos cursos de pós-graduação da Universidade Icesi de Cali, Colômbia, da Universidad de Belgrano, Argentina, da University of Texas, Austin, USA.
Professor e coordenador do curso de especialização em Psicologia Organizacional, da PUC/SP.
Entre em contato
Adriano Macedo
Adriano Macedo
Jornalista, graduado em Comunicação Social na PUC Minas, escritor, editor, produtor executivo e curador de eventos culturais e literários. Executivo de Comunicação e Relações Institucionais na ArcelorMittal. Pós-Graduação em Gestão de Pessoas (FDC). Foi diretor-executivo da Nascentes Comunicação Estratégica, gerente da CDN Comunicação Corporativa e editor no jornal Gazeta Mercantil. Idealizador e coordenador do grupo de escritores Coletivo 21. Autor do livro “O Retrato da Dama”. Organizador das antologias “Coletivo 21”, “Retratos da Escola” e “Retratos da Cidade” (selecionada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, em 2015). Autor do Livro de Graça na Praça, desde 2013.
Entre em contato
Lúlia Queiroz Silva
Lúlia Queiroz Silva
Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1991. Especialista em Avaliação Educacional (UNESCO/FJP). Especialista em Gestão e Planejamento em Ciência e Tecnologia, pela UNESCO/FJP. Professora e pedagoga na Fundação Dom Cabral, onde vem construindo soluções educacionais para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Consultora da UNESCO/MEC em metodologias educacionais, desde 1998.
Entre em contato
Raimundo Soares
Raimundo Soares
Filósofo clássico, engenheiro mecânico, pós-graduado em desenvolvimento organizacional e sistemas, e máster em biossistema organizacional. Tem uma história como executivo de empresas multinacionais, como professor e pesquisador do meio acadêmico e vivência com as tradições da humanidade do ocidente e do oriente. Desde o final dos anos 80, vem promovendo o encontro entre os mundos acadêmico e empresarial, no intuito de aglutinar conteúdos complementares para o desenvolvimento socioeconômico do País. Diretor do Instituto Orior. No início da década de 90, concebeu o “Pensamento Biossistêmico Transdisciplinar (PBT) ” para a concepção das organizações como “Comunidades de Desenvolvimento”.
Entre em contato
Adriana Muls
Adriana Muls
Graduada em Comunicação Social pela PUC Minas, pós-graduada em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Sócia fundadora da Integra Comunicação e mais de 15 anos de experiência em comunicação empresarial com ênfase na comunicação para mobilização social, gestão de crise e relacionamento com partes interessadas. Atualmente, coordena o Prêmio José Costa e o Diálogos DC, iniciativas do Diário do Comércio que têm como objetivos reunir representantes da sociedade para dialogar sobre temas ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e que tem se consolidado como agentes condutores de transformação, propondo uma aliança para o desenvolvimento a partir da construção de uma agenda estratégica sustentável.
Entre em contato
Fernando Alves
Fernando Alves
Cientista Social, com duas especializações em História do Brasil República e Gestão de Recursos Humanos; exerce o magistério há 14 anos, lecionando História Geral e do Brasil, Antropologia Cultural, Ciência Política e Sociologia. Foi Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal dos Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi Secretário Executivo do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. É líder parceiro da Fundação Avina. Foi um dos fundadores da Rede Cidadã, atualmente é seu Diretor Executivo. Recentemente, concluiu formação em Renascimento, Técnicas de Respiração Circular e Terapias Integradas de Respiração.
Entre em contato
Liliane Lana Liberato
Liliane Lana Liberato
Construiu sua trajetória no segmento da mineração. Atuou na Comunicação Empresarial e Sustentabilidade – áreas nas quais se especializou a partir da graduação em Jornalismo. Buscando a felicidade, ajustou a rota e fundou a Bridge, consultoria dedicada à viabilização de iniciativas em comunidades, à promoção do desenvolvimento socioeconômico, relacionamento com grupos de interesse e gestão de crises de imagem e reputação.
Entre em contato
Entre em contato
Garibalde Mortoza
Garibalde Mortoza
Ginecologista Obstetra formado pela UFMG. Com MBA em Gestão Empresarial pela USP, atuou como diretor administrativo financeiro da Unimed BH, Diretor administrativo da Unicred BH, além de conselheiro nas duas instituições. Foi também conselheiro gestor da Unimed Participações, conselheiro fiscal da Unimed Brasil e da administração do Sicoob Credicom. Atualmente, além de diretor presidente do Sicoob Credicom é membro do conselho deliberativo do sistema OCEMG/SESCOOP e do conselho fiscal do BANCOOB.

Entre em contato
Sidemberg Rodrigues
Sidemberg Rodrigues
Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP – MBA em Gestão pela FGV/RJ
Escultor, músico, compositor, poeta e escritor.
Membro Honorário da Academia Brasileira de Direitos Humanos (ABDH)
Professor do MBA de Desenvolvimento Sustentável da FUCAPE Business School (Disciplinas ‘Gestão & Espiritualidade’ e ‘Sustentabilidade em 6 Dimensões’)
– Professor do MBA de Gestão Pública da Faculdade de Direito de Vitória – FDV/ES (Disciplina ‘Ética e Cidadania’)
– Gerente Geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil
Autor dos livros: “Mensagens do Vento” (poemas, ArtPoint – 2004); “Miséria Móvel” (crítica social, ArtPoint – 2008); “Espiritual e Sustentável” (sustentabilidade em 6 dimensões, Grafitusa -2010) e “Complementaridade” (novos paradigmas de gestão, Grafitusa – 2014).
Entre em contato

No que acreditamos

Felicidade

Na Felicidade, como direito inalienável de todos

Movimento

No Movimento, como fonte de propagação

Transformação

Na Transformação, como resultado que se justifica

Espiritualidade

Na Espiritualidade, para permitir olhares que transcendem

Cooperação

Na Cooperação, para estimular a construção conjunta

Ciência

Na Ciência, para elevar a concretude e a credibilidade

Diversidade

Na Diversidade, para incluir todos os saberes

Conecte-se conosco

O Instituto movimento pela felicidade é … Estamos também nas redes sociais.

Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

Fernando Pessoa

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Charles Chaplin

A alegria evita mil males e prolonga a vida.

William Shakespeare

Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.

JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE